Myspace Overlapping Text - http://www.overlappingtextlive.com

domingo, 24 de maio de 2009

Escola pública e qualidade de ensino


A escola pública dentro dos moldes atuais, infelizmente, não atinge os objetivos propostos pela Carta Magna, A Constituição.
Ainda falta muita coisa a ser reparada para que possa existir ensino de qualidade.
A merenda escolar ainda reflete uma doutrina antiquada de alimentos, às vezes é preparada por pessoas que desconhecem os valores nutritivos ou até as condições mínimas de higiene.
O professorado em sua grande maioria não tem estabelecido um plano real de cargos e salários, é mal remunerado e não possui nenhum auxílio para ampliar o seu universo educacional. Tecnologias são implementadas, mas a grande maioria ainda não tem acesso a essas tecnologias. O espaço escolar geralmente é desgastado, frio e nem um pouco incentivador. O material didático é em sua maioria insuficiente e o professor acaba tendo que tirar do próprio bolso o custeio para realizar provas e atividades. A política, ou o povo político ainda não se conscientizou de que o crescimento de uma nação se dá principalmente através da educação. Políticas assistenciais são criadas para "maquiar" as dificuldades emergenciais. Infelizmente, o povo em sua grande maioria se contenta com essa espécie de fazer política. É mais interessante para uma determinada classe política, um povo analfabeto e inconsciente de seus direitos do que uma nação consciente, séria e desenvolvida , porque povo que não pensa é mente de fácil dominação. Onde iremos chegar com essa forma de governo que se espalha feito erva daninha? Que futuro terá o meu filho? Qual será a conscientização das futuras gerações? Por que tanta acomodação? Não sabemos ainda responder essas perguntas, mas em um futuro bem próximo veremos refletido as consequências de uma política eleitoresca e voltada somente para os próprios interesses. Infelizmente, o cidadão brasileiro um pouco mais consciente, tem se mostrado a par da situação atual, mas segue a política do "cada um por si", no qual me incluo nessa...Onde ficaram os meus ideais da juventude? Na ditadura disfarçada dos movimentos democráticos.

Um comentário:

  1. Silvana, os ideais se vão juntinhos com a saúde do idealista. Você já ouviu uma música de Gabriel o pensador em que um trecho diz "eles querem acabar com a violência, mas a paz é contra lei e a lei é contra a paz". Estamos numa espécie de círculo vicioso, aqueles que conseguem ver essas contradições de vez o governo servir o povo é o povo que serve o governo são ditos malucos, ou mesmo problemáticos . . .

    ResponderExcluir